Brasil e China Assinam Pelo Menos 6 Acordos de Exportação de Produtos Agropecuários

 

Brasil e China assinarão seis acordos para autorizar exportações de produtos agropecuários para o gigante asiático, como carnes de frango e porco, durante a visita de estado do presidente chinês, Xi Jinping, a Brasília.

Segundo uma fonte envolvida nas negociações, citada pelo diário brasileiro O Globo, que pediu anonimato, há pelo menos dez protocolos “bastante avançados” nas negociações. O que não for assinado nesta quarta-feira poderá ficar mais para frente.

O ministro brasileiro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou, em entrevista coletiva durante a cúpula de chefes de Estado do G20, que “os protocolos que já estão prontos são sobre miúdos bovinos e suínos”.

Por outro lado, o anúncio da aprovação de exportações de carne bovina por mais frigoríficos produtores ficará para depois da visita oficial. Em outubro, Fávaro tinha dito à agência Bloomberg que o Brasil estava em negociações para obter a aprovação da China para isso. Na altura, o ministro citou de 10 a 15 produtores.

Na segunda-feira, Fávaro disse no G20 que essas negociações ainda levariam mais tempo: “muito provavelmente, a ampliação dessa lista não será anunciada na quarta-feira”. O órgão chinês responsável pelo controle aduaneiro já começou a fazer auditorias nas instalações brasileiras, adiantou o jornal brasileiro.

Na segunda-feira, Fávaro citou as frutas como um exemplo de novos produtos a ser exportados.

 

Other articles

Brazil

China Minmetals Compra Minas de Níquel no Brasil por USD 500 milhões

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência