Brasil Abre 5 Novos Mercados Agrícolas na China

O Brasil abriu cinco novos mercados agrícolas na China, principal destino de suas exportações de produtos para o mundo.

Esses mercados correspondem a carne de pato, carne de peru, vísceras de frango (coração, fígado e moela), derivados de etanol de milho (DDG e DDGS) e carne de amendoim.

A carne de amendoim é um alimento feito a partir de amendoim moído, que é processado para obter uma textura semelhante à da carne moída (uma opção vegetariana).

Em 2024, o Brasil exportou produtos no valor de USD 337 mil milhões e a China foi o principal destino desses embarques, com 28% de participação, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em 13 de maio, o Brasil e a China assinaram 20 acordos após uma visita de quatro dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim, onde se reuniu com Xi Jinping, homólogo chinês.

Três acordos garantiram o acesso dos produtores brasileiros a cinco novos mercados agrícolas na China, autorizando as exportações brasileiras para a China.

Além disso, os acordos incluíram avanços importantes na cooperação sanitária e fitossanitária, reforçando os padrões de qualidade e segurança exigidos pelo mercado chinês.

Outros compromissos bilaterais concentraram-se no desenvolvimento tecnológico.

As tendências do comércio internacional do Brasil nos últimos anos refletem a crescente importância da Ásia, especialmente da China.

 

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil